www.martimcesar.com.br

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Que sabem os que se riem da sua ingênua insensatez? Se envelhecem em seus leitos, invejando-lhe a altivez e morrem sem viver, que é o destino mais insano!



Barbeiro:
_ Valha-me Deus, Dom Alonso! Saiu por lã e está voltando esquilado!

Dom Quixote: ( Tentando se levantar)

_ Dom Alonso, não! Dom Quixote de La Mancha, audaz e valoroso cavaleiro andante que em luta feroz e desigual combate os infiéis...

Sobrinha: ( Ajoelhando-se em frente à poltrona onde está sentado D.Quixote)
_ Por favor, senhor meu tio! Pare já com essas fantasias!

Ama: ( Dirigindo-se ao aldeão)
_ De que forma o encontrou? O que aconteceu com ele?

Aldeão:
_ Quando eu vi o senhor, ele cavalgava em desabalada carreira em direção a um mercador que por ali transitava, atacando o pobre mascate com o que me parecia uma lança em riste. Eu lhe juro minha senhora, se não fosse pelo cavalo haver tropeçado, tinha despedaçado o pobre homem!

Dom Quixote(desde a sua poltrona, demonstrando haver escutado a conversa):
_ Se não fosse pelo Rocinante, eu os havia vencido um a um...

Padre:
_ Rocinante ? Quem é Rocinante?

Dom Quixote: ( Tentando se levantar outra vez, no que é impedido)
_ Meu cavalo, ora veja! Um corcel tão garboso como o de Alexandre, o Grande, ou o do próprio El Cid, o Campeador ...

Ama:
_ Por Deus! Aquele bicho é puro osso. Não serve nem pra fazer salame!

Enquanto a ama conforta e acalma nosso herói, o padre chama os demais para um lado, próximo de onde está a biblioteca, para conversar.

Padre:
_ Eu creio que o caso é grave! Se continua com esses desvarios, sua vida corre perigo.

Sobrinha:
_ Eu tenho certeza que é gravíssimo. Já nem me reconhece! E agora essa maluquice de se chamar Dom Quixote, e o pobre Rocim de vê-lo como um grande cavalo...

Aldeão:
_ E a mim que me chamou de Marquês... Marquês de Mántua
( Depois, coça a cabeça e com uma postura inflamada diz): _ Mas até que não me viria tão mal.... Marquês de Mántua...

Barbeiro (acenando negativamente com a cabeça e fazendo um muxoxo):
_ Então, o que se pode fazer?

Padre:
_ Creio que a solução seria afastá-lo dos livros. Com o tempo se esquecerá de tudo isto e voltará a sua vida normal.
Barbeiro:
_ Veremos! Como disse certa vez um cego a outro!

Entre todos, cobrem a biblioteca com uma toalha.
http://alexandrepavan.files.wordpress.com/2010/05/the_night_of_quijote.jpg 
Mariano Villa

Nenhum comentário:

Postar um comentário