www.martimcesar.com.br

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Porque todas as glórias em batalhas desiguais... porque todas as vitórias e façanhas imortais foram por sua senhora... Dulcinéia del Toboso!



Quixote (colocando a mão acima dos olhos para enxergar melhor):
_ O que vejo, amigo Sancho? A sorte sorriu para nós. Ali estão trinta ou quarenta desaforados gigantes com quem penso travar batalha e tirar-lhes a vida a todos.

Sancho:
_ Mas... mas... que gigantes, senhor?

Quixote:
_Aqueles que ali vês, Sancho, com grandes braços que medem até 10 metros.

Sancho:
_ Veja bem, Vossa mercê, que aquilo que lhe parece ser gigantes são, na verdade, moinhos de vento e o que neles lhe parece que são braços são aspas que, ao serem empurradas vento, fazem girar os moinhos.

Quixote:
_ Bem se vê que ainda não estás versado nesses assuntos de aventuras, meu caro amigo. Esses são gigantes, sim, e que por obra do mago Malfato, a teus comuns e incrédulos olhos te parecem moinhos. Somente nós, os cavaleiros andantes, os vemos como realmente são.

Sancho:
_ Mas Dom Quixote, são apenas geringonças modernas para moer cereais.

Quixote:
_ Cala-te, Sancho! Se tens tanto medo afasta-te e põe-te a rezar enquanto eu vou a enfrentá-los em uma batalha feroz e desigual.

Com a espada em riste, como se fosse uma lança, prepara-se para a investida

_ Em guarda, covardes e vis criaturas. Não fujam! Quem lhes ataca é apenas um, porém indômito cavaleiro. (Grita marcialmente): Por Dulcinéia e por Espanha!

Dom Quixote arremete contra os moinhos e quando uma das aspas lhe golpeia cai estrepitosamente. Espada, escudo e ele mesmo se esparramando.

Sancho vem em seu socorro, desesperado.

Sancho:
_ Valha-me Deus. Não lhe disse a Vossa Mercê que olhasse bem o que fazia? Que não eram outra coisa que moinhos de vento?

Quixote(tentando se refazer):
_ Cala-te, Sancho! As coisas da guerra estão sujeitas a contínua mudança. Não viste que foi o próprio mago Malfato quem, na última hora, transformou os gigantes em moinhos somente para me tirar a gloria de havê-los vencido?
Sancho:
_ Mas Senhor...

Quixote:
_ Cala-te, Sancho e me ajuda a levantar! Ainda haverás de aprender que quando uma porta se fecha, outra se abre ; e que pouco hão de valer todas as artimanhas de todos os magos deste mundo contra a bondade da minha espada! Vamos, Sancho...vamos...

Saem (Música de fundo)


Final do II ato


Nenhum comentário:

Postar um comentário