www.martimcesar.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

E se afirmarem que viu-se derrotado em seu intento, que eram apenas moinhos impulsionados pelo vento há de ser pela magia que iludiu também a Cervantes!


II Cena

(Cavaleiro da Blanca Luna/Sanção Carrasco,escudeiro Narigón, Sancho, Quixote)

Onde se conta a última batalha do Cavaleiro da Triste Figura

Quixote e Sancho estão escorados sob uma árvore descansando. Ouve-se os roncos dos dois. Ao sentir o ruído de cavalos se aproximando Dom Quixote se levanta e tenta acordar Sancho.

Quixote (pondo a mão sobre a fronte para enxergar melhor):
_ Desperta Sancho, vem alguém. Sinto cheiro a aventuras.

Sancho (espreguiçando-se ruidosamente):
_ Da minha parte seria melhor sentir cheiro a um bom churrasco... de ovelha de preferência... ah! Que saudade...

Quixote:
_ Pelo porte e pelas armas que carrega deve ser um cavaleiro andante. Ainda mais que um escudeiro lhe segue.

Aproxima-se o Cavaleiro da Blanca Luna ( que é o próprio Sansão Carrasco disfarçado) acompanhado por seu escudeiro Narigón. Blanca Luna traz o elmo posto e seu companheiro tem como característica um nariz descomunal.

Blanca Luna:
_ Narigón...Narigón... Onde estás? (Os dois se confundem e não conseguem se enxergar um atrás do outro) Pára... pára... estás me deixando tonto.
- Apeia amigo e busca um lugar com sombra para que descansemos. Enquanto isso eu farei uma oração para a minha mui amada Cassildéia de Vandalia.
Depois de uma breve pausa: _“ Oh, minha Cassildéia A mais formosa e ingrata de todo o universo. Por que consentes em que eu me consuma em contínuos e ásperos trabalhos e peregrinações? Não basta fazer confessar que és a mais bela de todo o mundo a todos os cavaleiros que já derrotei? Cavaleiros de Navarra, de León, de Castela e de.... (virando-se para Dom Quixote)La Mancha!

Quixote (falando rispidamente):
_ Isso não é verdade, senhor!

Blanca Luna:
_Como se atreve a duvidar das minhas palavras, senhor...senhor...?

Quixote:
_ Quixote. Dom Quixote de La Mancha, Cavaleiro da Triste Figura, luz e espelho da cavalaria espanhola.


Blanca Luna:
_ Eu sou o Cavaleiro da Blanca Luna e em sua busca andava insigne fidalgo. Muito escutei falar de suas façanhas e venho a desafiá-lo para lhe provar que minha amada Cassildéia de Vandália é mais formosa que sua senhora, Dulcinéia del Toboso.

Quixote:
_ Isso nunca! Saiba que a formosura da minha amada Dulcinéia não encontra par em todo o mundo.

Blanca Luna:
_ Duvido muito... mas então Dom Quixote, somente teremos uma forma de chegar a um veredicto sobre essa controvérsia. Eu o desafio e se, por ventura, eu saia vencedor, imponho de antemão minhas condições... porém se acaso venha a ser eu o derrotado, aceitarei de bom grado suas determinações.

Quixote:
_ Aceito o seu desafio. Imponho como minha única e inapelável condição que, caso seja eu o vitorioso e não o mate, vá render homenagem à incomparável senhora Dulcinéia del Toboso.

Blanca Luna:
_Assim farei Dom Quixote . No entanto, se eu o venço, além de reconhecer a Cassildéia de Vandália como a mais formosa, não quero outra satisfação que a de que deixe suas armas e se abstenha de buscar aventuras, retirando-se para sua terra e assim voltando a cuidar da sua fazenda.

Quixote:
_ Assim eu juro, com minha palavra de cavaleiro. Às armas...

Blanca Luna:
_ Às armas, então!


Nenhum comentário:

Postar um comentário