www.martimcesar.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Os séculos que virão hão de lembrar sempre do dia em que o heroico cavaleiro, com destreza e galhardia enfrentou o mais feroz e mais temível dos gigantes


Ama:
_ E essa não foi a pior. E a história dos moinhos de vento?

Sansão:
_ Moinhos? Mas que moinhos?

Ama:
_ Nosso vizinho Sancho, a quem Dom Alonso insiste em chamar de seu fiel escudeiro, trouxe o meu senhor todo estropiado depois que o pobre caiu do cavalo ao ser golpeado por um aspa de moinho.

Sansão:
_ Então foi um acidente...

Ama:
_ Por Deus! Segundo o Sancho, Dom Alonso disse que os moinhos eram gigantes e se atracou com eles. Foi um desastre... agora faz como duas semanas que está de cama.

Sobrinha:
_ O pior é que o meu tio dá mostras de querer reiniciar suas loucas aventuras. Nas vezes anteriores voltou quase morto. Eu temo que na próxima aconteça algo mais grave ainda.

Ama:
_ Deus meu! Que Nossa Senhora nos livre e guarde! (golpeando três vezes a madeira)

Enquanto a sobrinha fala o que adiante se narra, Dom Quixote aparece em roupas de dormir e escuta com o semblante espantado

Sobrinha:
_ Não há dúvida que o meu tio está completamente obcecado por essas fábulas e mentiras de cavaleiros andantes que leu nos livros.

Quixote em tom alto:
_ Fábulas e mentiras? Pelo Deus que nos governa! Se não fosses minha sobrinha não te perdoaria tanta insolência. Apesar de tudo o que disseste eu terei que seguir o meu caminho. O mundo e as aventuras me esperam!... além, é claro, do amor de Dulcinéia. Não posso me esquivar do meu destino de cavaleiro.

Sobrinha:
_ Será que terei que me queixar ao Rei?

Sansão:
_ Acalme-se senhorita! (Se dirige a Dom Quixote e diz:) _ Senhor Dom Quixote de la Mancha. Muito ouvi falar das suas façanhas... elas inclusive já ultrapassaram as fronteiras manchegas e quiçá de toda Espanha.

Quixote (com satisfação):
_ Verdade?

Sansão:
_ Saiba vossa mercê que o admiro muito e lhe rogo que prossiga em seu batalhar. Que gigantes e feiticeiros existem muitos, e sem sua lança nos combates, por certo nossa pátria se tornaria indefesa!

(Estão todos petrificados pelo que ouviram do bacharel)

Quixote:
_ Enfim alguém que tem cérebro nesta casa! Saiba sábio e valoroso jovem, que já estou quase pronto para enfrentar as ferozes e desiguais batalhas vindouras. Preparem-se vilões e tiranos do mundo que Dom Quixote de La Mancha voltará em breve!

(Dizendo isto se recolhe para o seu quarto)

Padre:
_ Mas... o que disseste? Ficaste louco também?

Sansão:
_ Não, senhores! Concebi um plano. Um plano que definitivamente vai fazer Dom Alonso voltar à realidade.

Sobrinha:
_ E que plano é esse?

Sansão:
_ Em breve saberão...”A Deus rezando mas com o porrete dando”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário