www.martimcesar.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

Eu me contradigo? Pois muito bem, eu me contradigo. Sou amplo, contenho multidões. Walt Whitman



Ínfimo infinito




Sou o último e o primeiro homem
E, antes, o primeiro macaco,
E, antes, o primeiro mamífero,
E, antes, o primeiro vertebrado,
E, antes ainda, o primeiro ser vivo.


Sou todos eles e apenas um,
O mais elementar e o mais complexo.
A primeira e a última parte do revezamento,
(Mas não a última ainda. Apenas a atual).

Sou a parte que representa o todo
E o todo que representa a parte.
Pois em mim vive tudo o que existe,
O que veio, o que vem e o que virá...

Milhões de anos moldaram os meus genes,
E, no entanto, cada segundo que passa
Equivale a todo o tempo que passou.
Sou o infinito guardado nos limites finitos
do meu cérebro.

Sou o universo orbitando no alcance ínfimo
dos meus olhos.
Sou aquele que prende galáxias
entre os dedos
E é subjugado pela grandeza imensurável
                                               de um micróbio.






Martim César

Um comentário: