www.martimcesar.com.br

sábado, 1 de dezembro de 2012

Servos, terras e riquezas... eis aqui seu governante, que é justo por ser sábio e que é sábio por andante, pois nas agruras do caminho fez a sua aprendizagem.


III Cena

(Quixote, Sancho, Sansão, Ama, Sobrinha, Padre, Barbeiro)

 

De como Dom Quixote voltou a ser Alonso Quijano; de como adoeceu e de suas derradeiras palavras plenas de sabedoria.

 

Quixote inclinado em seu leito de morte. Presentes sua sobrinha, a ama, Sansão, o padre, barbeiro. O fiel Sancho está ajoelhado ao seu lado.

 

Quixote:

_ Bendito seja Deus que me deu a graça da sua misericórdia. Depois de haver vivido como um louco, posso morrer em pleno juízo.

 

Sobrinha:

_ Mas o senhor não vai morrer. Não agora que recobrou a sua lucidez, ainda falta tanto por viver!

 

Quixote:

_ Não temas minha sobrinha. A morte é tão natural como a vida. Algum dia um grande poeta dirá: “Tudo fica e tudo passa. Porém, o nosso destino é passar!”

 

Sancho(choroso):

_ Não morra, senhor... siga o meu conselho e viva muitos anos...  porque a maior loucura que pode fazer um homem é se deixar morrer. Ande, não seja preguiçoso, levante-se daí.  Temos muitas aventuras pela frente (piscando o olho e imitando seios de mulher) e a sua amada Dulcinéia não pode ficar só, sem seu valente cavaleiro.

 

Quixote:

_ Me perdoa, Sancho, de que tenha te feito cair nessa minha loucura. Eu não sou mais Dom Quixote de La Mancha, e, sim, o que realmente sou: Alonso Quijano... tudo foi somente uma ilusão.

 

Sancho:  (desconsolado)

_ Mas senhor! Como pode Vossa Mercê saber, se a vida não é uma ilusão? 

 

Sobrinha: ( abraçando-se a Sansão)

_ Por favor, me ajude a salvar o meu tio. Prefiro mil vezes que viva com suas loucuras a que morra de melancolia por ter voltado à realidade.

 

Sansão(coçando o queixo):

_ Só há uma possibilidade... tentarei desfazer o que fiz.

 

Dirigindo-se a Dom Quixote:

_ Senhor, tenho uma grave revelação para fazer. O Cavaleiro da Blanca Luna não era outro senão eu mesmo, Sansão Carrasco. Como considero que foi uma trapaça da minha parte, o senhor está desobrigado de todas as promessas que me fez. Portanto, pode retornar a suas aventuras cavaleirescas.

 

Sancho(esfusiante, desatando a falar provérbios):

_ Isso, meu senhor! Vamos à luta outra vez. Até a morte tudo é vida.... Deus, que dá a doença, também dá a medicina...  fogo não tenho, mas coragem me sobra... em jogo parelho, ganha o mais velho... Já vou buscar suas armas e encilhar o Rocinante!

 

Quixote:

_ Não, Sancho. Rei morto, rei posto! Ninguém nunca poderá se banhar duas vezes nas mesmas águas de um rio. A história costuma se repetir, porém não com os mesmos personagens. Meu jovem amigo Sansão: Não te preocupes. Foste apenas um instrumento do destino. Dom Quixote foi morto na nossa batalha e eu, Alonso Quijano, estou morrendo agora. E na minha completa lucidez te asseguro: Em poucos anos, de mim não ficará nenhuma lembrança, enquanto que do louco que um dia eu fui haverão de falar pelos séculos que virão.

 

_ Morro eu para que vivas tu,  Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro da Triste Figura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário