www.martimcesar.com.br

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Quando, um dia, eu voltar a ser criança...




Cantiga para os dias que se foram


Eu bem sei do tempo que esmaece as cores sem pedir licença
Nos velhos retratos que mostram o rosto que foi nosso um dia
Desse olhar de moço que embora há muito já não nos pertença
Gravado ficou, banhado de sol, no instante eterno da fotografia


Percebo a mudança quando algum espelho me devolve a imagem
De um ser distinto ao que não mais que ontem habitava em mim
E que - em silêncio grave - desaprova o gesto de seguir viagem
Sem entender que a vida tem um só sentido que nos leva ao fim


A alma que me move e que se manifesta cada vez mais viva
Não detém o passo que muda a matéria como lhe convém...
O tempo trabalha e - de vez em quando - ainda nos avisa
Aproveita o hoje que está ficando tarde e a noite logo vem!


Penso, muitas vezes, que eu trouxe comigo a casa da infância
Onde desde os quadros os meus ancestrais miravam da parede...
Quando fecho os olhos, recordo velhas noites e vejo na distância
Um guri com medo... que não se levantava, mesmo tendo sede


Esse guri que eu fui e que fugiu do espelho sem dizer-me adeus
Não sabe do adulto que chegou sem graça e lhe roubou o posto
O mesmo que vê, em seus traços fundos, o quanto envelheceu
E tampouco entende de onde vem as marcas que hoje traz no rosto




Martim César

Nenhum comentário:

Postar um comentário