www.martimcesar.com.br

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Eu tenho a palavra certa pra doutor não reclamar. Zé Ramalho



O país das palavras perdidas

Não tenho muitos dons, 
Mas um eu acredito que tenho:
O de resgatar palavras quase esquecidas.

Por exemplo, a palavra 'mermando'.
No campo,
Quando dizem que a chuva está diminuindo,
Falam 'a chuva está mermando'.

Lá, quando dizem que o dinheiro está rareando,
Falam 'o dinheiro está mermando'.

Diminuindo ou rareando também servem,
Mas para coisas distintas.
Uma palavra de cada vez.

Para ambas as frases, serve a palavra 'mermando'.

Além de tudo, penso eu, 
Que é uma palavra muito mais poética.

Nesse outro país, o das palavras perdidas,
Existem milhares de palavras.

Esquecidas, apagadas, quase extintas.

Porém,
Basta alguém juntar as letras mágicas e nomeá-las,
Que elas se despertam e viajam até nós,
                                 e nem necessitam passaporte.

Parece até que sempre estiveram entre nós.

Não me acreditam?

Digam, então, a palavra 'escampar'.




Martim César

Nenhum comentário:

Postar um comentário