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quarta-feira, 30 de março de 2016
quinta-feira, 17 de março de 2016
Canção vitoriosa no festival nacional de MPB de São José do Rio Pardo
Valeu a parceria com o grande cantor Zebeto Correia, unindo a fronteira do RS com Minas Gerais. Não era assim no tempo dos tropeiros? Assim seguimos...
Folha em branco
Como se a vida fosse uma folha em
branco que viraste agora
E com tuas mãos, enfim, pudesses
escrever uma nova história
Tudo por fazer, o mundo ainda tão
novo te pedindo a escrita
A boca sussurrando a forma das
palavras que um dia serão ditas
Como se sonhasses um engenho novo
reinventando o tempo
E desses o teu gosto e a tua
assinatura, à arte desse invento
Horizonte aberto, o sul, o norte
incertos, à espera dos teus passos
Na esquina em frente, a esperar a
gente a paz de um novo abraço
Mistério de viver, o eterno renascer
a cada novo dia
O que virá, virá, e sempre há de vir,
o futuro não se adia!
Mas escolher a fruta boa, a canção
que mais nos soa
O tom da nossa voz... o que fazer de
cada dia...
Essa é a nossa poesia... isso sim...
pertence a nós!
Sim... essa é a nossa poesia.... isso
sim... pertence a nós!
Como se nascesses para um novo mundo
neste exato instante
E as coisas simples fossem doravante
as mais importantes
Um afago, um beijo, um abraço amigo,
um momento a dois
Que o demais não conta, o tempo das
ausências fica pra depois!
Martim César/Zebeto
Detalhes no site:
quinta-feira, 10 de março de 2016
Agenda 2016
12 de Março– Zebeto Correa – Festival de Rio
Preto -SP
13 de Março – Reponte de São Lourenço do Sul
13 de Março–Laura Correa–Festival Orillas –
R. Branco
22 de março –
Laura Correa – Treinta y Tres - Uruguay
15 de Abril – Caminhos de Si – O tempo –
Pelotas
16 d Abril – Caminhos de Si – O tempo – Jaguarão
20 de Maio – Camaquã – Náufragos Urbanos
17 de Junho – Caminhos de Si – Porto Alegre
9 de julho – Montevideo – Sala Zitarrosa – Náufragos
Urbanos/Laura
Correa
11 de Setembro – Pelotas – Grupo Barrio Sur
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
FEM 2016 Festival Nacional de MPB de São José do Rio Preto SP DIias 11, 12 e 13 de março

FEM 2016
Festival Nacional de MPB de
São José do Rio Preto SP
DIias 11, 12 e 13 de março
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Pequenas vitórias

Pequenas vitórias
Um
sol de verão, uma canção
Amigos
junto ao mar
Uma
tarde caindo
No
fundo do olhar
Pequenas
vitórias
Que
a vida nos dá
Um
momento de amor, uma flor
Uma
nova ilusão
Beber
a luz do luar
Uma
folha no vento
Eternizar
nosso tempo...
O
tempo... nosso tempo...
Que
mais se pode esperar?
Uma
chuva de abril sobre mim
Sobre
ti, sobre a nossa canção
Aroma
de fruta madura
Revelando
a estação
Pequenas
vitórias
Que
a vida nos dá
Caminhar
ao teu lado, um abraço
Uma
antiga emoção
Fazer
valer o momento
Eternizar
nosso tempo
O
tempo... nosso tempo...
Que
mais se pode esperar?
Que
mais se pode esperar
De
uma vida vivida
Do
começo até o fim?
Ah!Sim...
algo mais...
Essa
paz de encontrar
Teu
olhar sempre em mim.
Martim César
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Coração é um universo explodindo dentro da alma
Tempestade
Feito
o vento que antecede
A
tempestade
Dessa
chuva que virá
Mas
ainda está distante
Coração
batendo antes
Um
pequeno descompasso
Revelando
a emoção
No
aguardo desse instante
Como
á espera de um abraço...
Não
choverá ainda não!
Feito
o rastro de uma estrela
Quando
cai
Rabiscando
a madrugada
Desfazendo-se
no olhar
É
um segundo... quase nada
E
já na retina se desfaz
Como
fosse aqui na gente
Uma
chuva tão somente
Dentro
de nós imaginada...
Chove
em nosso coração!
Há
um antes e um depois
E
o amor está no meio
Pois
quem pensa que já foi
Não
entendeu que ainda não veio
É
uma viagem sem regresso
É
um mar que não se acalma
Coração
é um universo
Explodindo
dentro da alma.
Martim César
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Kolla Yupanqui em Jaguarão, dia 22
Así
surgió La pasolibreña
Fui a dar una charla en Paso de los libres, Corrientes. Por cuestiones de organización no llegué a tiempo al ómnibus que me llevaba de regreso a Buenos Aires y me tuve que esperar la posibilidad de abordar otro que pasaba como a las 2:30 de la madrugada. En esa terminal, de una pequeña ciudad fronteriza, con todo lo que ello significa, había una niñita de unos doce años, hermosa, de rasgos típicamente guaraníes, miembros largos, estilizada, con una cajita en sus manos en los que tenía chocolates y golosinas.
Recorría los andenes de la terminal ofreciéndolos a los viajeros. Tenía un latiguillo: "Me compra un chocolate, señor?". Vino a mí con el mismo voceo, le pregunté hasta que hora se quedaba. Me respondió que hasta que pasara el último ómnibus, es decir hasta las tres de la mañana. No le pregunté su nombre, cosa que siempre hago con los niños desconocidos que me abordan. Se retiró, siguió dando vueltas por la terminal.
Al rato, vino se sentó a mi lado, apoyó su cabeza en mi hombro y se quedó dormida, con su cajita en las rodillas. Puedo decir mil cosas: ternura, amor paterno, cariño, compasión.... Ninguna de ellas alcanza a describir todo lo que me sucedió por dentro en ese momento. Como Neruda diré que " me caí del alma". En este preciso momento me sigue conmoviendo relatar lo vivido esa noche.
Durmió un buen rato.
Luego se levantó y se fue, sin decir nada. Tomé mi ómnibus y me iba dando
vueltas en el corazón esta niña mientras viajaba. Porqué no le pregunté su
nombre?, pensaba. Tal vez, porque tiene millones de nombres, me contesté.
Fui a dar una charla en Paso de los libres, Corrientes. Por cuestiones de organización no llegué a tiempo al ómnibus que me llevaba de regreso a Buenos Aires y me tuve que esperar la posibilidad de abordar otro que pasaba como a las 2:30 de la madrugada. En esa terminal, de una pequeña ciudad fronteriza, con todo lo que ello significa, había una niñita de unos doce años, hermosa, de rasgos típicamente guaraníes, miembros largos, estilizada, con una cajita en sus manos en los que tenía chocolates y golosinas.
Recorría los andenes de la terminal ofreciéndolos a los viajeros. Tenía un latiguillo: "Me compra un chocolate, señor?". Vino a mí con el mismo voceo, le pregunté hasta que hora se quedaba. Me respondió que hasta que pasara el último ómnibus, es decir hasta las tres de la mañana. No le pregunté su nombre, cosa que siempre hago con los niños desconocidos que me abordan. Se retiró, siguió dando vueltas por la terminal.
Al rato, vino se sentó a mi lado, apoyó su cabeza en mi hombro y se quedó dormida, con su cajita en las rodillas. Puedo decir mil cosas: ternura, amor paterno, cariño, compasión.... Ninguna de ellas alcanza a describir todo lo que me sucedió por dentro en ese momento. Como Neruda diré que " me caí del alma". En este preciso momento me sigue conmoviendo relatar lo vivido esa noche.

Me llevó varios años poder narrar esta historia en
canción. Como corolario le cuento que cuando mis compañeros volvieron a pasar
por la terminal y tuvieron que quedarse allí por un trasbordo durante unas
horas, había una joven de unos 20 años, abordando a los pasajeros con un: "Me compra un chocolate,
señor?" Quiero
pensar que la canción en alguna medida la protegió y la seguirá protegiendo de
las angustias de la vida. Tal vez , ese sea el sentido de las canciones con
fundamento. Le mando un
abrazo a Pontevedra, Roberto
La
Pasolibreña
Letra y música de Kolla Yupanqui
Vacíos
andenes de ternura y paz.
Sin tener adonde ir ni regresar.
Pasaban mis horas, junto al Uruguay;
Mi alma se dormía para no llorar.
Pero apareció, para iluminar
La noche inmensa de la Terminal.
Qué dulce adiós era tu pregón:
“me compra un chocolate señor?”
Tristes monedas de orfandad
En tu bolsillo ibas a guardar.
Noche sin luna en el andén,
Pasolibreña, mi guayna-í
La dulce lumbre de tu inocencia
Era la única luz allí.
Rodeado de ausencias, en tierras lejanas,
mi alma era el río muriendo en la playa.
Terroncito de arena del río Uruguay,
Dejaste en mi orilla un naufragio más.
Solo pude darte esta canción
Pidiendo al río amparo y protección.
Terrón de arena, tierno candil
Aquella noche cuidé de ti,
cómo será tu amanecer,
hoy que me encuentro lejos de allí.
Noche sin luna en el andén,
Pasolibreña, mi guayna-í
La dulce lumbre de tu inocencia
Era la única luz allí.
Noche sin luna en el andén,
Pasolibreña, mi guayna-í
Aún me alumbra tu dulce luz
Terrón de arena, tierno candil.
Sin tener adonde ir ni regresar.
Pasaban mis horas, junto al Uruguay;
Mi alma se dormía para no llorar.
Pero apareció, para iluminar
La noche inmensa de la Terminal.
Qué dulce adiós era tu pregón:
“me compra un chocolate señor?”
Tristes monedas de orfandad
En tu bolsillo ibas a guardar.
Noche sin luna en el andén,
Pasolibreña, mi guayna-í
La dulce lumbre de tu inocencia
Era la única luz allí.
Rodeado de ausencias, en tierras lejanas,
mi alma era el río muriendo en la playa.
Terroncito de arena del río Uruguay,
Dejaste en mi orilla un naufragio más.
Solo pude darte esta canción
Pidiendo al río amparo y protección.
Terrón de arena, tierno candil
Aquella noche cuidé de ti,
cómo será tu amanecer,
hoy que me encuentro lejos de allí.
Noche sin luna en el andén,
Pasolibreña, mi guayna-í
La dulce lumbre de tu inocencia
Era la única luz allí.
Noche sin luna en el andén,
Pasolibreña, mi guayna-í
Aún me alumbra tu dulce luz
Terrón de arena, tierno candil.
terça-feira, 5 de janeiro de 2016
Dia 22 de Janeiro - Teatro Esperança de Laguarão - Lançamento do CD de Folclore
Lançamento de um CD de folclore, com letras de Martim
César e músicas e interpretação do cantor uruguaio Oscar Massitta. No CD, com
milongas e outros ritmos pampeanos, serão contadas histórias sobre lugares e
personagens da nossa região fronteiriça. Principalmente sobre o lado uruguaio
da nossa fronteira.
Na abertura do
lançamento, teremos a presença e a apresentação do cantor e compositor Kolla
Yupanqui, filho do maior compositor de folclore de todos os tempos: Atahualpa
Yupanqui.
Esse
evento ocorrerá dia 22 de janeiro, no teatro esperança, com ingressos a 10
reais e com essa junção única de três pátrias: Brasil, Uruguai e Argentina em
um mesmo palco.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
Deve ser o rio. Só pode
Nesta segunda, o jornalista Pablo Rodrigues dedica a coluna ao espetáculo Náufragos urbanos, no Teatro Esperança
Em Jaguarão, todos são devedores do rio. Por lá, quem não conhece o rio, desconhece o homem. O rio - a travessia - o homem. Em Jaguarão, a poesia de Martim César é hoje rosiana e reveladora canoa: “rio abaixo, rio a fora, rio a dentro”. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça: Náufragos urbanos - Cartas de marear, de Martim César, Ro Bjerk e Ricardo Fragoso. Poesia pura, em canções.
O leitor duvida, crê que exagero? Veja um breve trecho do samba Faca de ponta (Carta 2):
“Às vezes o mundo nos pega de ponta
Nos leva por conta sem nos consultar
E somos tão frágeis pra vencer a corrente
Que nos leva, inclemente, pros perigos do mar
Nos leva por conta sem nos consultar
E somos tão frágeis pra vencer a corrente
Que nos leva, inclemente, pros perigos do mar
Mas nem por isso, amigo, eu descreio do mundo
Pois já sei, lá no fundo, que viver é lutar
Para aqueles que querem que eu lamente os espinhos
Planto flor nos caminhos e convido a sonhar”
Pois já sei, lá no fundo, que viver é lutar
Para aqueles que querem que eu lamente os espinhos
Planto flor nos caminhos e convido a sonhar”
No recital de apresentação de Náufragos urbanos, na última sexta-feira à noite, o público do Teatro Esperança viu-se remoçado. E - “A vida nos pede bem mais!” - despertou, como quem de repente se lembrasse que, postas à parte todas as míseras tristezas cotidianas, teve, tem e sempre terá vocação à alegria. E à beleza. Porque há, sim, o direito à alegria. E à beleza. Sei que não falo só por mim. Definitivamente, não falo só por mim. Falo por quem nem sei. Tanta gente à minha volta.
Tudo em Náufragos urbanos é talento e delicadeza. Em Casa vazia (Carta 4), canção digna de um Lupicínio Rodrigues, o diálogo entre a voz de Ro Bjerk e a flauta de Gil Soares encanta, abre portas e escancara janelas: leva o ouvinte, não sem doçura, à casa da melancolia. Herdeiro de Neruda, Martim César é capaz de falar - com igual engenho - sobre lutas e amores. Ouso dizer que, atualmente, na poesia do Rio Grande do Sul, não há quem dele se aproxime, tamanha versatilidade em compor.
As parcerias do álbum são todas acertadíssimas. O time de músicos foi escolhido a dedo. Além dos excelentes Ricardo Fragoso (que assina quase todas as músicas com Martim), Ro Bjerk e Gil Soares, também transitam pelas canções Paulo Timm, Aluisio Rockemback, Renato Popó, Fabrício Moura (Pardal), Jucá de Leon, Daniel Zanotelli, Lyber Bermudez, Eduardo Varella, Davi Mesquita Batuka, Jortan Lima e Hélio Mandeco.
Ainda na noite da última sexta, o público do Teatro Esperança pôde arrepiar-se, antes da apresentação de Náufragos urbanos, com a voz firme e doce de Laura Correa, cantora uruguaia de apenas 16 anos inacreditavelmente pronta para os palcos. Vê-la, em Jaguarão, misturada a Martim e a tantos outros, é reafirmar que, sim, Schlee esteve sempre certo: na fronteira, tudo é “uma terra só”.
Uma cidade vale pelo tanto que acrescentou de patrimônio cultural ao mundo. A Jaguarão, bastaria ter parido Aldyr Garcia Schlee e sua literatura. Há quem trocaria reinos por O dia em que o papa foi a Melo ou Contos gardelianos. Contudo, esta pequenina terra jaguarense - maravilhoso mundo - não se cansa de parir artistas, de espalhar encantamento e luta. Deve ser o rio. Só pode.
Gracias, Martim! Gracias, Jaguarão!
Gracias, Martim! Gracias, Jaguarão!
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
A um grande amigo (e poeta) que partiu antes do combinado

Poema no meio do mundo
Para
Enrique Bacci
Está
certo que a vida é uma sucessão
E
que virão os novos
- que já fomos um
dia –
Para nos substituir.
É a lei da vida.
Imutável em nossa mutação.
Mas não é justo
sairmos de cena
Enquanto ainda há
aplausos,
Mesmo que sejam
esparsos
E de lugares
distantes na plateia.
Pois eu te recordo,
Enrique,
Com tua voz suave de
metálicas sonoridades,
Com tua poesia de
infinitos transvias,
Todos partindo de
tua enigmática Paso de los Toros,
Cruzando sem
passaporte as fronteiras
De países e de
espíritos
Todos sedentos de
vida e de utopia.
Eu te recordo,
Enrique
Amigo de cafés
montevideanos
Onde nunca estivemos
juntos.
Mas onde, eu sei,
sempre estivemos
Conversando sobre a
magia das palavras,
Divagando sobre
Quixotes e amores felinianos,
Perdidos – eles e
nós – no meio do mundo
Em Midland,
Enrique... em Midland.
Martim César
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